O Brasil é um país bem mais inseguro que os países da Europa. Por isso quando viajamos para o outro lado do oceano, temos a tendência em acreditar que nada vai acontecer.

Em Londres, como na maioria das cidades européias, a violência é mínima, mas existem os famosos golpes contra os turistas mais desatentos.

Geralmente, este golpes não são violentos, são pequenos crimes como os famosos batedores de carteiras, mas dão aquela dor de cabeça e nos sentimos muito mal por caírmos nestas armadilhas.

Museus cheios, ruas lotadas, aglomerações turísticas… São os locais preferidos dos golpistas.

Para não estragar sua viagem, atenção sempre é essencial para não cair nos golpes. E, claro, saber o que pode acontecer também ajuda a evitar maiores problemas.

Aqui vão 7 golpes clássicos que ocorrem em Londres para você não cair na armadilha.

1. FALSO POLICIAL

Este golpe ficou bem comum na região central – a mais turística – de Londres.

Normalmente, duas pessoas se apresentam como policial – police officers, em inglês – e pedem para que o turista o acompanhem, pois precisam verificar alguns dados.

Então, eles pedem para ver o passaporte e o dinheiro, alegando que o precisam verificar se o turista tem condição de se sustentar enquanto passeia por Londres.

Eles fingem verificar os dados no passaporte e o devolvem em seguida, porém, ficam com o dinheiro e saem rapidamente do local.

Atenção: estas pessoas podem estar vestidas com uniformes de policiais falsos ou dizerem que estão à paisana.

 

COMO EVITAR

 Raramente policiais, à paisana ou não, se aproximam de turistas e pedem para verificar os documentos, salvo em casos que haja algum incidente nas imediações. Outro ponto, é que policiais nunca pedem para ver o dinheiro, pois isto não faz parte do processo de identificação do turista.

Se for parado por um policial, peça para que ele apresente sua identificação primeiroID ou badge, em inglês. Se estiver em dúvida, não entregue nenhum documento e ligue para 999 (número se emergência), informe que foi parado por um policial e que gostaria de confirmar se o nome e badge são verdadeiros.

Geralmente, quando há uma blitz oficial, os policiais agem em grupos. Portanto, verifique se há outros policiais parando outras pessoas e se há carros da polícia.

Nunca acompanhe o policial para outro local sem ter a confirmação da Metropolitan Police de que se trata de um oficial verdadeiro.

2. ANEL DE OURO

O famoso golpe do anel de ouro é comum não só em Londres, como em diversas cidades pela Europa.

O golpe ocorre da seguinte maneira: uma pessoa – normalmente, mulher – te aborda e pergunta se você deixou cair o anel. Ela insiste que o anel é de “ouro” e que você poderia ficar com ele, em troca, você daria uma quantida em diheiro para ela.

 

COMO EVITAR

Se for abordado, diga que não tem interesse. Seja firme e saia de perto.

3. PICKPOCKET

Comum nas regiões cheias de turistas como Oxford Street, Trafalgar Square, Troca da Guarda… e mesmo em museus lotados, o pickpocket é o famoso batedor de carteira.

Enquanto a vítima está distraída, os golpistas criam alguma distração como por exemplo esbarra na pessoa. Enquanto um se desculpa o outro aproveita para pegar a carteira.

É tudo muito rápido e eles tem a mão bem leve, quando você percebe lá se foi a carteira, celular…

 

COMO EVITAR

Em locais de multidões, não deixe sua carteira ou celular no bolso de trás. Mantenha sua bolsa sempre fechada e de preferência, na sua frente, segurando bem firme.

4. BRINCADEIRA DA BOLINHA

Aquela velha brincadeira de esconder uma bolinha em um copo, embaralhar os copos e alguém precisa descobri onde a bolinha está.

Este golpe também é bem comum nas áreas mais turísticas da cidade e é outra versão do pickpocket.

Enquanto as vítimas estão distraídas tentando descobrir em qual copo a bolinha está, outra pessoa rouba carteiras, celulares…

 

COMO EVITAR

Primeiro, não perca seu tempo tentando descobrir em qual copo a bolinha está. Provavelmente, você já viu esta brincadeira diversas vezes, não tem nada de novo e Londres tem muito mais coisa interessante do que isto.

Mas se mesmo assim, você quer participar da “brincadeira” preste muita atenção em todos os seus pertences. Mantenha carteiras, celulares e bolsas na sua frente segurando bem firme.

5. O FOTÓGRAFO SOLICITO

Você está em frente ao super ponto turístico de Londres e quer tirar aquela foto para levar de recordação da viagem. Eis que então, surge uma alma boa e se oferece para bater a foto.

Enquanto você está preocupado vendo qual o melhor ângulo e fazendo poses, outra pessoa te rouba.

 

COMO EVITAR

Se você não pediu para pessoa tirar a foto, não aceite.

6. INGRESSOS FALSOS

Este golpe geralmente ocorre na região de Leicester Square. Pessoas ficam vendendo ingressos do dia para as peças e musicais da região.

Como o espetáculo acontecerá dali algumas horas, os valores são bem atrativos e os turistas compram.

 

COMO EVITAR

Compre ingressos para peças, musicais e teatros apenas em locais autorizados, ao vivo ou pela internet.

E, claro, desconfie de ingressos com valores muito abaixo dos praticados.

7. COCÔ DE PÁSSARO NA ROUPA

Você está andando e de repente, uma pomba faz cocô na sua roupa.

Você leva um susto, fica p da vida, quando uma pessoa bem solicita vem ao seu socorro. Ela tem água e pano para te ajudar a limpar a sujeira.

Enquanto você está limpando, ela te rouba.

Ah! E claro, que o coitado do pássaro não fez nada para te aborrecer. O golpista que espirrou um liquid em você.

 

COMO EVITAR

Fique alerta se algum incidente acontecer com você e alguém aparecer par ate ajudar. Não aceite ajuda , saia do local e depois verifique se realmente foi um pássaro ou qualquer outra coisa.