Projetadas pelo arquiteto Giles Gilbert Scott, em 1926, as famosas cabines telefônicas de Londres, começaram a ser aposentadas.
Com um estilo dramático, a cabine que é feita em ferro fundido e vidro, possui pilares vermelhos, teto abobadado e, claro, a insígnia da coroa no exterior, é um dos ícones britânicos mais reconhecidos mundialmente.
Mas como os tempos modernos são outros e o celular acabou virando uma extensão do corpo humano, estas cabines ficaram obsoletas e hoje, são praticamente utilizadas para selfies entre os turistas.
Então, pensando em preservar este tesouro histórico, a British Telecom – companhia responsável pelos telefones públicos do país – resolveu lançar um programa de incentivo para reutilização destas cabines.
O projeto começou no início de 2017 e a ideia é que novos empreendedores dê uma nova vida ao famoso cartão postal de Londres.
A ideia deu certo e hoje é possível ver as cabines telefônicas transformadas em loja de souvenirs, cafés, loja de roupas e chapéus, mini bar, restaurante… Em vários pontos da cidade.
Algumas estão sendo transformadas em mini escritórios com computador, impressora, scanner, tomadas e até máquina de café.
Apesar destas cabines telefônicas serem mais associadas à capital da Inglaterra, elas estão por todo o Reino Unido.
Em uma aldeia escocesa na fronteira com o Parque Nacional Cairngorms, a comunidade converteu sua cabine telefônica local no menor cybercafé da Escócia – um oasis digital nas Highlands escocesas, onde os sinais 3G e 4G são difíceis de encontrar.
Agora quem está se perguntando: Então, Londres não terá mais telefone público? Calma. Da mesma maneira que os antigos telefones públicos estão sendo repaginados, novos estão sendo instalados pela cidade.
As novas cabines são pretas e além de possuírem um telefone público, claro, também contam com ponto de wifi e um display touch com um mapa interativo da cidade.
Pode até ser que as novas cabines sejam mais práticas, mas de forma alguma elas possuem o charme das antigas.
E aí, o que acharam da transformação das cabines telefônicas de Londres?