Esqueça tudo o que você conhece e já viu sobre mercados de rua, pois o Borough Market vai levar sua experiência para outro nível.
O mercado é um centro de abastecimento e distribuição de alimentos e é conhecido por ter os melhores produtores locais de Londres.
Frutas inglesas, ingredientes de todos os lugares do mundo, carnes, peixes, chocolates, comida de rua, raclette… Aqui você encontra simplesmente de tudo.
Sem contar o fato que o Borough Market possui alguns dos produtores mais inovadores de Londres.
Como a maior parte dos vendedores, também são os produtores, você sabe exatamente o que está comprando, como foi cultivado, feito ou produzido. É um paraíso para quem gosta de comida.
Com uma existência de mais de 1000 anos, o Borough Market é um dos mercados mais antigos de Londres e é inegável sua importância para a cidade.
É impossível dizer a data exata de sua inauguração. O consenso geral para estabelecer uma data é de um conto escandinávo medieval de Snorri Sturluson, onde a primeira passagem começa com a descrição de um mercado em Southwark, à beira do rio Tâmisa.
Portanto, isto conta como indícios que já havia um mercado ali em 1014, ano usado como data do mercado.
Desde então, o mercado passou por vários acontecimentos.
Na época mediaval, por exemplo, Southwark onde o mercado está localizado era uma cidade separada de Londres e a London Bridge – ponte – era o principal meio de ligação entre as cidades.
O mercado era um local que vendia itens aos viajantes, fato que irritou as autoridades londrinas, por diminuir o comercio local. Então, em 1270, as autoridades de Londres proibiram as pessoas de irem até a Southwark para comprarem mercadorias
Foi só em 1406 que, depois de muito lobby, foi autorizado que alguns produtos fossem vendidos ao rei. Foi então, que Southwark se tornou uma extensão de Londres.
Entre os anos de 1444 e 1462, o mercado já recebia um dos maiores eventos de Londres, a Southwark Fair, que ocorria todo setembro.
Em abril de 1550, por um pouco mais de £1000 o mercado doi oficialmente vendido a Londres.
Já nos séculos XVI e XVII o mercado foi um ponto de festas cheio de pubs, bordéis e teatros. Também foi nesta época que estabeleceram uma ordem para as barracas: vendedores de peixe ficariam mais próximos ao rio; depois viriam os vendedores de carne, seguidos pelos de cereais, frutas e ervas… Até chegar nos vendedores de pães.
Em 1754, com o crescimento de Londres, o governo resolveu acabar com o mercado e passou um comunicado falando que todo o comércio ali deveria acabar até 1756.
Foi então que os comerciantes e residentes da região começaram uma petição pedindo que o mercado se tornasse independente.
A ideia deu tão certo, que dois anos depois, em 1756 – ano que era para ser o ultimo – o mercado conseguiu autorização para expander sua área para o que comecemos hoje como Borough Market.
Desde o início, o mercado sempre foi uma instituição dinâmica, viva e de extrema importância para o desenvolvimento de Londres.
Hoje o Borough Market nos recebe com uma Guerra de cores, cheiros, sabores e força humana.
Para conferir a lista completa dos vendedores, clique aqui.
SUPER DICA
Aproveite sua ida ao Borough Market para comprar souvenirs e lembranças da viagens super originais.
Como praticamente todos os vendedores ali são os produtores, compre chocolates, queijos, compotas… Um presente super diferente e original.
POR PERTO
O teatro Shakespeare’s Globe é parada obrigatória para os apaixonados por William Shakespeare.
Ali pertinho também está o Tate Modern Museum, um dos museus mais importantes do mundo quando o assunto é arte contemporânea.
INFORMAÇÕES
8 Southwark St | London | SE1 1TL
+44 (0) 20 7407 1002
quarta e quinta, das 10h às 17h | sexta, das 10h às 18h | sábado, das 8h às 17h
gratuito
Southwark (linha Jubilee)