Cientistas, filósofos, engenheiros, médicos, ganhadores do prêmio Nobel…. São alguns exemplos de pessoas que deixaram sua marca na cidade de Cambridge.
Localizada a 80 km de Londres, às margens do rio Cam, Cambridge é uma das cidades históricas mais belas do país e uma ótima dica para um passeio bate e volta, partindo de Londres.
Apesar de ter sido um importante porto durante a Idade Média, foi a universidade que levou a fama ao local.
Quando falamos em tradição e qualidade em educação, Cambridge está sempre no topo da lista. E não é por menos.
Em sua lista de conquistas, 89 ganhadores do prêmio Nobel são ex-alunos da universidade. Isaac Newton, Sir Francis Bacon, Charles Darwin e Stephen Hawking são alguns exemplos de seus ex-alunos. Este último, se tornou Professor da universidade, onde ficou até sua morte.
Fundada em 1209, pelo Rei Henry III, Cambridge é a segunda universidade mais antiga do mundo falada em inglês.
Apesar da data de fundação, sua primeira faculdade foi a Peterhouse, fundada em 1284. Desde então, mais 30 faculdades se formaram.
Totalizando 31 faculdades, que permanecem as mesmas até os dias de hoje. Cada uma destas faculdades possui o próprio prédio e história.
As mais famosas são King’s College, com sua belíssima arquitetura e com sua capela original do século VX. E o Trinity College, que teve entre seus alunos Sir Isaac Newton.
Outra grande atração, é a Mathematical Bridge (Ponte Matemática, em tradução literal), uma ponte de madeira que conecta duas partes do Queen’s College.
O grande barato desta ponte, é que apesar de ter uma forma de arco, ela é feita apenas com pedaços de madeira retos e para conseguir tal estilo, requer uma grande habilidade de engenharia, daí o nome.
Apesar de muitos abrituirem a construção da ponte à Issac Newton, ela foi projetada por William Etheridge , em 1748, construída por James Essex, em 1749.
Apesar da universidade ser a grande estrela da cidade, Cambridge ainda conta com diversos museus, galerias de arte, lojinhas e restaurantes.
O Fizwilliam Museum, com sua arquitetura neoclássica, é um dos primeiros museus do Reino Unido.
O museu não é tão grande quanto os de Londres, mas você pode esperar objetos romanos e egípcios, obras de arte de grandes mestres e algumas coleções inusitadas como: cédulas de dinheiro, autógrafos literários, relógios e armas.
Diferentemente “do outro lugar”, como sua rival Oxford é conhecida por lá, Cambridge parece intocada há séculos. Visitar a cidade é uma volta ao passado.
É impossível não sair de lá pensando como seria se a gente tivesse estudado por lá.
SUPER DICA
Nenhuma visita a Cambridge é completa sem o famoso punting. Universitários levam os turistas em gondolas pelos canais da cidade contando histórias e curiosidades sobre o local e seus ilustres moradores.
O Jardim Botânico também vale a visita.
INFORMAÇÕES
Trens para Cambridge saem das estações King's Cross e Liverpool Station, diariamente em diversos horários.