Tudo sobre o chá da tarde inglês | Londonices: Dicas de Londres

Chá da tarde – afternoon tea, em inglês – é umas cerimônias mais tradicionais inglesas e como tal, diversas histórias, regras e boas maneiras rodeiam a ocasião.

Apesar de ser considerada uma instituição inglesa, o chá da tarde é um ritual relativamente bem novo da cultura deste país, já que foi introduzido somente em 1840, pela Duquesa de Bedford, Anna.

Ela costumava ter fome por volta das 4 horas da tarde e como o jantar era servido apenas às 20h, a Duquesa começou a pedir que uma bandeja com sanduíche, bolos e chás, fosse servida todos os dias no final da tarde, para ela pudesse assim esperar até que o jantar fosse servido.

Isto acabou virando um hábito e a Duquesa passou a convidar as amigas.

Rapidamente, esta pausa para o chá virou um evento social, onde as mulheres da burguesia inglesa se vestiam com belos vestidos, chapéus e luvas para apreciar o chá que era servido entre às 4h e 5h da tarde.

E, claro, o costume permanece até os dias de hoje.

Tudo sobre o chá da tarde inglês | Londonices: Dicas de Londres

Para a ocasião, o cardápio deve ser leve e composto por diversas comidinhas tipo finger food, normalmente, dispostas em travessas de 3 andares.

Aliás esta divisão tem um propósito, você deve sempre comer de baixo para cima. Já que embaixo são colocados os sanduíches, no meio bolinhos como os scones e no topo são os doces.

Geléias e creme, tipo nata, acompanham as comidinhas.

Tudo sobre o chá da tarde inglês | Londonices: Dicas de Londres

Hoje você pode encontrar todos os tipos de chá da tarde e por toda da cidade. Versões tradicionais, modernas, temáticas…. Tem para todos.

Mas para quem quer saber, o clássico do clássico, tem que ter sanduíche de pepino e scones, estes últimos são bolinhos que podem ser comidos com geléias.

Tudo sobre o chá da tarde inglês | Londonices: Dicas de Londres

Para beber, chá, claro. O chá deve ser feito sempre com ervas secas, nunca de saquinho. Se bem que uma tacinha de espumante também cai bem, né?

Como disse, hoje existem várias opções de chá da tarde por Londres.

Mas não importa o que você escolha, um item tradicional deste ritual são as regras.

Tudo sobre o chá da tarde inglês | Londonices: Dicas de Londres

Os ingleses são tradicionais e adoram seguir uma regra. Então, nada mais natural que para esta tradição ter realmente a cidadania inglesa, ela precisa ter regras. Regras rígidas e que serão observadas por todos.

Então, quer saber como tomar um chá tarde como a rainha? Veja o básico:

 

  1. Se refira ao ritual apenas como tea, nunca afternoon tea.
  2. O chá tradicional é servido com as bebidas e comidas acima em uma mesa baixa, tipo mesa de centro. Hoje em dia, é comum ver hotéis e restaurantes servirem em mesas comuns.
  3. Alguém na mesa é eleito para servir o chá e será a pessoa responsável por esta tarefa durante todo o chá da tarde. A pessoa eleita deve servir à todos. Nunca encha a xícara e passe para a pessoa. A pessoa mais importante da mesa deve ser servida em primeiro lugar e assim por diante.
  4. Leite e açúcar, cada um se serve na quantidade desejada. Mas lembre-se, o leite é sempre colocado após o chá e depois o açúcar.
  5. O chá deve ser mexido delicadamente em movimentos para frente e para trás. Nunca, em movimentos circulares. Após terminar de mexer, coloque a colher no pires, na parte da frente da xícara.
  6. Para comer as comidinhas, use os dedos, jamais garfo e faca.
  7. Coma de baixo para cima, como explicado acima.
  8. Quando comer os sanduíches, comece dos mais leves para os mais pesados.
  9. Os scones devem ser partidos com a mão em pedaços menores, nunca com a faca.
  10. Você deve usar a faca somente para passar a geléia e o creme nos pedaços menores dos scones. Mas nunca faça um sanduíches, comas os pedaços pequenos separadamente. Você pode escolher para passar creme primeiro e depois a geléia, ou o contrário, as duas formas estão corretas.
  11. Quando for beber o chá, leve a xícara até a boca. Nunca se incline para beber. Também não se deve soprar o chá para esfriá-lo. E nunca, em hipótese alguma, levante o dedinho ao segurar a xícara.
  12. Não importa o quão pequeno seja o sanduíhce, não o coloque inteiro na boca. É sugerido que se dê, pelos menos, algumas mordidas.
  13. Todas a scomidinhas devem ser colocadas no pratinho entre uma mordida e outra.
  14. Beba duas xícaras de chá. Uma nunca é o suficiente e três é demais.
  15. Quando sair, deixe o guardanapo desdobrado sobre a mesa do lado esquerdo do seu prato.

 

E aí, vai estudar?

Para saber onde tomar um chá da tarde legal por Londres, clique aqui e veja tudo o que já saiu sobre o assunto.