Nada mais inglês e apropriado para uma tarde tranquila, quanto um chá da tarde.

Criado pela Duquesa de Bedford, Ana, o chá da tarde nada mais é do que um lanchinho para matar a fome entre o almoço e jantar. Apesar da origem nada glamorosa, o “lanchinho” acabou virando um evento e uma tradição inglesa, e como tal, várias regras foram estabelecidas para um chá da tarde perfeito.

Enquanto curtir um chá perfeitamente preparado, juntamente com petiscos deliciosos em um dos hotéis de Londres, é um programa perfeito para uma tarde de calma na cidade, nada impede levar esta instituição inglesa para sua casa e preparar uma bela surpresa para familiares e amigos.

Fazer um chá da tarde em casa para os mais queridos, é transformar a ocasião em um momento muito especial. Uma daquelas trivialidades do dia a dia, mas com um glamour a mais.

ARRUMANDO A CENA

A preparação é um dos itens fundamentais do chá da tarde. Prepare a mesa com atenção e cuidado.

Aquela toalha de mesa que só é usada em situações especiais, é mais apropriada que o jogo americano do dia a dia.

Um conjunto de chá de porcelana, é super charmoso, mas não essencial. O principal, é conseguir fazer uma combinação bacana com os pratos, talheres e xícaras. Não se esqueça do guardanapo! Por exemplo, com belo guardanapo estampado traz um charme todo especial para uma louça lisa.

Já em relação à apresentação das comidinhas, os cake stands são os displays tradicionais, mas um jogo de travessas fica tão bacana quanto.

Para terminar, que tal um vaso de flores?

O CHÁ & OUTRAS BEBIDAS

O chá é o protagonista da festa, claro! Os mais tradicionais servidos no chá da tarde são: english breakfast, earl grey, variedades do chá verde, ervas e frutas. A dica é fazer uma seleção com os sabores de sua preferência.

Se a temperatura estiver mais alta, aposte no chá gelado. E para dar uma animada, espumante ou mimosa caem super bem.

Açúcar, adoçante e leite devem ser colocados na mesa para cada um servir a quantidade que quiser.

COMIDINHAS & PETISCOS

Normalmente, o chá da tarde inglês compreende basicamente de sanduíches, scones, bolos e doces. Porém, não existe uma regra rígida sobre o que servir de comidinhas e petiscos.

Uma seleção com croissants, sanduíches, petit fours, bolachas e pão de queijo, por que não? É perfeita para ir petiscando, entre uma xícara e outra de chá. É importante pensar em itens que possam ser comidos com a mão, sem grande complicação.

Se quiser impressionar, os scones são um clássico e arrasam em qualquer chá da tarde. Sirva-os quentinho com geléia e nata. Clique aqui e confira esta receita ótima do Jamie Oliver.

Para terminar, nada melhor que um doce. O ideal é escolher duas opções de bolos ou alguns docinhos ou bolachas. Bolo de cenoura, brownie, cookies, trufas, mousse de maracujá, brigadeiros… são algumas opções.