Passagem comprada, hotel reservado, passaporte e documentos em ordem, agora é hora de falar de dinheiro.
Qual é a moeda inglesa? O que levar, cartão ou dinheiro em espécie? Eles costumam dar gorjeta? Onde posso sacar?… Enfim, as perguntas são muitas.
Então, aqui vão as principais questões relacionadas ao dinheiro.
CARTÃO X DINHEIRO EM ESPÉCIE
Não vale apenas para Londres, mas para qualquer viagem internacional: leve os dois.
É sempre bom ter algum dinheiro trocado na carteira.
Porém, cada vez mais Londres está se ‘desfazendo’ do dinheiro em cédula. Muitos estabelecimentos não aceitam mais dinheiro em espécie, apenas cartão.
Portanto, apesar de ser bom ter uns trocados, não precisa se preocupar em trazer muito, já que o cartão de crédito/débito é a opção mais aceita.
Uma boa dica, é usar um dos cartões pré-pagos internacionais. O Wise tem ótimas tarifas e é aceito em todos os lugares.
MOEDA OFICIAL
A moeda official do reino Unido é a Libra Esterlina. O nome oficial é British Pounds, em inglês.
Os símbolos da moeda são GBP e £.
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO
Cartões, tanto de débito como o de crédito, são bem comuns por todo Reino Unido e você poderá utilizá-los em diversos locais.
Na maioria dos bancos do Brasil, você precisa desbloquear seu cartão de crédito e débito para pode usar no exterior. Normalmente, é possível fazer isto pela internet, mas você deve checar com seu banco.
Também vale a pena conferir as taxas de seu banco para utilização do cartão no exterior.
Outra coisa, em Londres, como em todo o Reino Unido, é bem comum o pagamento de itens de até £ 100,00 através de aproximação, ou seja, você apenas encosta seu cartão na máquina e é aprovado, não precisa digitar nenhuma senha.
Este pagamento só é autorizado para compras de até £ 100,00.
REEMBOLSO DE TAXAS
O VAT, imposto sobre vendas, é cobrado na maioria dos serviços e produtos vendidos no Reino Unido. Normalmente, este imposto já está incluso no valor final do produto ou serviço.
Turistas que não fazem parte da União Européia e que visitam o país por menos de 3 meses, podem solicitar o reembolso deste imposto.
Para conseguir o reembolso é preciso apresentar o passaporte no ato da compra e preencher um formulário disponibilizado pela própria loja.
O reembolso é feito no aeroporto – depois da alfândega existe um guichê somente para isto – e é feito em dinheiro. Você precisará mostrar o passaporte e os formulários preenchidos nas lojas.
Pode acontecer de pedirem para você mostrar o produto comprado, para comprovar que o objeto está saindo do país. Normalmente, isto ocorre mais em caso de eletrônicos. Aliás, para obter reembolso de eletrônicos, a embalagem não pode estar aberta de jeito nenhum.
SACAR DINHEIRO
É muito comum ver caixas eletrônicos espalhados por Londres. Geralmente, eles ficam na parede do banco ou supermercado, na calçada mesmo.
Na maioria é possível sacar dinheiro com ser cartão de débito ou crédito. Você só precisa olhar qual a bandeira que pode utilizar naquela máquina. Mas a maioria aceita Visa e Mastercard.
REGRAS PARA GORJETAS
As gorjetas no Reino Unido são em torno de 10% a 15% .
Em restaurantes, o serviço normalmente já está incluído na conta. Porém, se mesmo assim, você teve um atendimento excepcional, vale deixar uma gorjeta. Mas não é obrigatório.
Nos pubs a regra é mesma. Como ninguém te serve, você pega sua própria bebida, se você achar que a pessoa foi bem atenciosa, vale deixar uma gorjeta.
Nos táxis, é praticamente obrigação. Você sempre deve deixar uma gorjeta para o taxista em cima do valor final.
CASAS DE CÂMBIO
É bem fácil encontrar uma casa de câmbio por Londres. Porém, uma boa alternativa é o supermercado Marks & Spencer.
Eles possuem casa de câmbio em mais de 110 lojas espalhadas pelo Reino Unido.
Para saber mais, clique aqui.
1 Comment
Comments are closed.
It’s important to be connected. Love the way londonices is organized…simples and efficient.