Passar um dia caminhando por um cemitério, não está no topo da lista de ninguém. Mas você deve abrir uma exceção para o Highgate Cemetery.

Este cemitério é um dos maiores tesouros da Inglaterra e possui uma das mais belas arquiteturas funerárias do país. Ao meio de árvores e de uma natureza abundante, é um lugar de paz e contemplação.

Construído em 1839, seguindo uma lei que encorajava a construção de cemitérios privados for a do centro de Londres, este foi um dos 7 cemitérios construídos na época.

Hoje o local abriga diversos mausoléus Grade II e o English Heritage (órgão  do patrimônio inglês), considera todo o local como Grade I, título dado a pouquíssimas construções do país.

O Highgate é divido em duas partes o East Cemetery, cemitério leste, e o West Cemetery, cemitério oeste.

A ala leste, os visitantes podem visitar livremente (depois de pagar o ingresso). É nesta ala que permanece os restos mortais de um dos personagens mais famosos enterrados ali, Karl Marx – seu túmulo está no setor reservado aos banidos pela igreja Anglicana.

A ala oeste, só pode ser visitada através de tours guiados, que devem ser reservados com antecedência. Esqueça a ideia de um passeio mórbido, é nesta área que está algumas das obras mais importantes do cemitério.

Além de Karl Marx, o arquiteto Sir Lawrence Weaver, a poeta Christina Rossetti e o cantor George Michael, estão enterrados ali. Este último, seu túmulo está em uma ala privada, onde o público não tem acesso.

INFORMAÇÕES

Swain's Lane | London | N6 6PJ

+44 (0) 20 8340 1834

março a outubro, de segunda a sexta, das 10h às 17h | sábado e domingo, das 11h às 17h

novembro a fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 16h | sábado e domingo, das 11h às 16h

*última entrada é sempre 30 minutos antes do fechamento.

**fechado nos dias 25 e 26 de dezembro.

East Cemetery - £4,00 (adultos) | menores de 18 anos é gratuito

West Cemetery (tour) - £12,00 | £6,00 (menores de 18 anos)

*menores de 8 anos não são permitidos em nenhuma das alas do cemitério.

Archway (Northern line)