Muita gente tem aquela imagem de Londres coberta de neve durante os meses de inverno. Portanto, uma das perguntas básicas de quem visita a cidade nesta época do ano é “Quando vai nevar?”

Infelizmente, a resposta para esta pergunta é “Neve em Londres, é algo raro.” Ok, talvez devemos culpar Hollywood por esta imagem que temos do inverno londrino.

A frequência de neve em Londres é bem baixa. Isto acontece pois a área central da cidade é mais quente que outras regiões, o que dificulta a neve se formar.

Oficialmente, o inverno no hemisfério norte começa dia 21 de dezembro e vai até 20 de março. A temperatura média em Londres durante esta época gira em torno de 4º a 9º. É frio, mas não tão frio para nevar.

Casos como o que ocorreu em fevereiro de 2018, com o fenômeno Beast from the East são bem raros, tanto que acabou virando um evento até para os moradores da cidade.

Clique aqui para conferir a previsão do tempo em Londres.

MAS E SE NEVAR?

Inverno em Londres com Neve

Quando neva, isto ocorre mais para o final de janeiro, começo de fevereiro. Ahhhh e Londres fica linda. Realmente, vira aquele cenário de filme que imaginamos.

Mas, entretanto, todavia, precisamos falar a outra parte da verdade. Londres não está preparada para neve e quando acontece, a cidade vira um caos. Trens, voos, metrôs… São cancelados. Trânsito por toda parte… A cidade para.

Sem contar o fato que como é mais quente, a neve não se acumula no chão e aquela calçada ou rua branquinha, rapidamente vira um lamaceiro.

Desculpe estragar a magia.

ENTÃO, O QUE FAZER SE NEVAR EM LONDRES?

Bom, aproveite os primeiros momentos. Tire bastante foto, se der faça bola de neve… Depois vá para algum lugar coberto.

Museus são ótimos para estes dias. Outra opção, é passear pelos mercados cobertos como o Borough Market. E a noite, aproveite as centenas de musicais e teatros que a cidade oferece.

Aqui você pode conferir mais atividades para fazer durante o inverno em Londres.

VISTA-SE ADEQUADAMENTE

Independente de nevar ou não, esta época do ano faz frio e como não existe tempo ruim, apenas roupa inadequada, estar preparado para enfrentar a neve, o vento frio ou a chuva gelada é crucial para aproveitar Londres.

Quando neva, o piso fica bem escorregadio, então a melhor opção são sapatos com solados de borracha.

Vista-se em camadas e de preferência com roupas termais e casacos impermeáveis.

Luva, chapéus e cachecol também são peças essenciais para sair na rua.

CURIOSIDADE

Nem sempre a neve foi tão rara em Londres. Entre os séculos 17 e 19, a Inglaterra era conhecida como Little Ice Age.

O Rio Tâmisa congelava e acontecia a River Thames Fair, uma feira feita sob o gelo do Tâmisa.

Este fato acontecia mais ou menos a cada 10 anos e a mais celebrada ocorreu nos invernos de 1683 e 1684.