Criado na China, há mais de 5000 anos, o chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e por aqui não poderia ser diferente.

Os britânicos vivem um caso de amor com a bebida há mais de 360 anos e a consideram uma das favoritas do país.

Dos debates de como servir uma xícara perfeita, da ordem que se serve o leite, com ou sem açúcar… O chá faz parte da vida do Reino Unido e é um assunto levado a sério.

Para se ter uma ideia do que o chá representa na cultura do país, hoje, mais de 100 milhões de xícaras da bebida são consumidas diariamente em todo o Reino Unido. É muito chá!

A HISTÓRIA DO CHÁ NO REINO UNIDO

A primeira referência da bebida no Reino Unido que temos notícia, vem de um anúncio no jornal republicano Mercurios Politicus, do dia 23 de setembro de 1658.

O anúncio trazia a seguinte chamada “China drink called by the Chinese, Tcha, by other Nations Tay alias Tee”, e dizia que estava disponível em uma casa de café da cidade. Em português, podemos traduzir a chamada em algo como, “Bebida da China, chamada pelos chineses, Tcha, por outras nações de Tay pseudônimo Tee.”

A primeira casa de café de Londres foi estabelecida em 1652, e pelo anúncio, ficamos com a impressão que o chá ainda era desconhecido da maioria da população, 6 anos após a abertura da casa de café.

A grande responsável por popularizar o consumo da bebida, foi Catarina de Bragança, esposa de Charles II. A rainha portuguesa era conhecida por sua paixão pelas infusões chinesas e ajudou a tornar o hábito comum entre a aristocracia e mais tarde, entre a classe média.

Provavelmente Catarina de Bragança, estava mais familiarizada com o chá do que os ingleses, pois as ervas chegaram à Europa através do padre jesuíta português Jasper de Cruz, em 1560.

Por volta da metade do século 18, o chá se tornou a bebida mais popular de todo o Reino Unido, ficando acima, inclusive, das ales e gin.

SAQUINHOS DE CHÁ, UMA IDEIA QUE DEMOROU PARA CONQUISTAR OS BRITÂNICOS

Os saquinhos de chá foram criados nos Estados Unidos no início do século XX. Porém, os britânicos não ficaram tão entusiasmados com a mudança na forma do preparo de sua bebida favorita.

Foi apenas a partir dos anos 50, quando o fator conveniência falou mais alto do que o desejo de controlar a infusão, que os saquinhos de chá começaram a se popularizar pelo país.

Nos anos 60, os chás consumidos em saquinhos representavam apenas 3%; em 2007, este número já ultrapassava os 96%.

ENGLISH BREAKFAST

O English Breakfast é o blend mais popular do Reino Unido.

Sua composição vem da mistura dos chás Assam, Ceylon e Keyan. O resultado é um chá preto, encorpado, robusto e rico em sabor, normalmente servido com leite e açúcar.

Se alguém te oferecer uma xícara de chá, ou cuppa, provavelmente será este.

O CHÁ & O LEITE

Para 98% dos ingleses, chá significa que o leite vem acompanhado. O problema é a ordem que se coloca a bebida, leite primeiro ou depois de servir o chá?

Acredite, este é um assunto bem polêmico e pode gerar debates intermináveis.

Originalmente, o leite era adicionado antes do chá, para prevenir que o chá quente trincasse a delicada porcelana chinesa.

Os experts em chá, concordam com a tradição e ainda garantem que servir o leite no chá quente, altera o sabor da bebida.

CHÁ DA TARDE

O ritual do chá da tarde foi introduzido no país em 1840, pela duquesa de Bedford, Anna.

A duquesa costumava ter fome por volta das 4h da tarde, e como o jantar era servido apenas às 20h, ela começou a pedir que uma bandeja com sanduíches, bolos e, claro, chás, fosse servida todos os dias no final da tarde.

O ritual acabou virando um hábito entre a duquesa e suas amigas e rapidamente se popularizou entre a sociedade. O chá da tarde virou um evento social que permanece até os dias de hoje.

Agora, se você acha que uma simples xícara de chá, pode levar a discussões intermináveis em relação as regras, imagine um chá da tarde completo.

Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre o chá da tarde.

AS MELLHORES CASAS DE CHÁ DE LONDRES

FORTNUM AND MASON

Sem dúvida alguma a Fortnum and Mason é um dos melhores locais para comprar chá em Londres.

Por mais de 3 séculos a loja de departamento localizada em Piccadilly tem se especializado na arte de vender os melhores chás do mundo. A seleção encontrada por lá é imbatível.

Para os admiradores da família real, o Royal Blend, leva um toque de mel e foi criado para Eduardo VII. Já para quem procura uma versão mais divertida da bebida, os blends British Gin & Tonie e Chocolate Violet Tea, são ótimas opções para experimentar ou levar como souvenir das férias.

 

Endereço: 181 Piccadilly | W1A 1ER | metrô, Piccadilly

www.fortnumandmason.com


TWG TEA

Luxuosa marca de chás de Singapura, pode ser encontrada em dois endereços em Londres: Knightsbridge e Leicester Square.

A loja traz chás de 46 diferentes regiões e é uma ótima pedida para conhecer um pouco mais sobre a bebida ou comprar um presente.

A seleção que homenageia Londres, traz ilustrações charmosas com ícones da cidade como: English Breakfast com o desenho da Tower Bridge; o Earl Grey Gentleman com o chapéu-coco; e o Tea Party Time que tem Alice no País das Maravilhas como tema.

 

Endereço Knightsbridge: 138 Brompton Rd | SW3 1HY | metro, Knightsbridge

Endereço Leicester Square: 48 Leicester Square | WC2H 7LT | metrô, Leicester Square

www.twg.com


MARIAGE FRÈRES

Loja francesa fundada em 1854, traz para sua loja do Covent Garden os traços que a tornaram reconhecida: sua qualidade, sofisticação e o glamour parisiense.

Além de apresentar uma seleção de chás bem interessante, a loja também abriga o Musée du Thé, um museu exibe chás antigos bem como acessórios sobre a bebida de todos os lugares do mundo.

 

Endereço: 38 King St | WC2E 8JS | metro, Covent Garden

www.mariagefreres.com

QUE TAL UM CHÁ DA TARDE EM LONDRES?