Londres possui uma das maiores redes de transporte público do mundo. Metrôs, ônibus e trens são interligados facilitando muito a vida do usuário.

Por isto entender como o transporte público funciona é primordial para curtir a cidade e um dos primeiros passos é o famoso Oyster Card.

Não importa se você vai passar 1 dia ou 1 mês em Londres, ter um Oyster Card – ou Visitor Oyster Card – é a maneira mais fácil (e barata) de utilizar o transporte público em Londres.

Vamos às explicações!

ENTENDO O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRES

O transporte público em Londres é composto principalmente pelo metrô; ônibus; DLR – trens que servem parte do leste e sudoeste da cidade; trens locais – também chamados de overground para várias regiões da cidade e em áreas onde o metrô não chega.

Táxis, barcos, e bondes em algumas regiões também completam a rede de transporte público.

OYSTER CARD

Cartão eletrônico pré-pago usado em toda a rede de transporte público de Londres.

Este cartão pode ser comprado em qualquer estação do metrô de Londres e possui uma taxa de ativação de £5 – este valor é reembolsável quando você devolver o cartão.

Uma vez com o cartão em mãos, você carrega com o valor que quiser e a medida que vai utilizando o transporte público, o valor é automaticamente debitado do seu Oyster – sistema chamado de pay as you go.

Quando seu saldo acabar, é só recarregar o cartão em qualquer máquina das estações do metrô. Você pode pagar tanto com dinheiro, como com cartão.

Além do pay as you go, você também pode carregar seu Oyster com um passe semanal, mensal ou anual, chamados de travelcard.

VISITOR OYSTER CARD

Assim como o Oyster Card acima, este também é um cartão eletrônico e pode ser usado em toda a rede de transporte público de Londres.

Porém, este cartão já vem com um valor determinado pré-carregado que pode ser de £10, £20, £25, £30, £35, £40 ou £50.

Uma vez que estes créditos acabarem, você pode recarregar seu Visitor Oyster Card em qualquer máquina nas estações de metrô. Atenção: os passes semanais, mensais e anuais não são aceitos neste tipo de cartão, já que você só pode usá-lo no pay as you go.

O Visitor Oyster Card só pode ser comprado online, fora do país e custa £5 da tivação + crédito desejado + valor do frete DHL. Diferentemente do Oyster Card, aqui os £5 de ativação não são reembolsáveis.

Esta opção também oferece desconto em alguns restaurantes, galerias e lojas de Londres e é uma ótima opção para já chegar na cidade e não ter que ser preocupar com nada.

Compre seu Visitor Oyster Card aqui.

TRAVELCARD DE 1 DIA

Cartão de papel que você pode usar quantas vezes quiser em 1 dia pagando uma tarifa única.

Ele pode ser adquirido em qualquer estação do metrô de Londres.

Esta é a opção menos recomendada e a mais cara. Só vale a pena se você for ficar realmente apenas 1 dia, ou algumas horas, em Londres.

COMO USAR SEU OYSTER & VISITOR OYSTER CARD

Um vez com seu Oyster carregado, você só precisa encostar seu cartão no leitor amarelo nas catracas dos metrôs e trens.

Você também precisará encostar seu cartão na saída das estações, para poder debitar o valor exato utilizado.

Nos ônibus, você só precisa encostar seu Oyster no leitor na entrada.

Tanto o Oyster, quanto o Visitor Oyster Card, é um por pessoa. Duas pessoas não podem usar o mesmo cartão, mesmo que tenha saldo o suficiente.

TARIFAS

O valor pago dependerá do sistema que vai utilizar (metrô, ônibus..), do dia e do horário que você vai usar o transporte público.

 

Zonas

O metrô e trens são divididos por zonas de 1 a 9. O valor pago varia do número de zonas que você percorre, além do horário que utilizará.

A maioria das atrações turísticas ficam entre as zonas 1 e 2. Já o aeroporto de Heathrow, fica na zona 6.

O valor por trecho, entre as zonas 1 e 2 é de £2,40, fora do horário de pico e £2,90, durante o horário de pico.

Já para ir da zona 1 até a zona 6, fica £3,10 fora do horário de pico e £5,10, durante o horário de pico.

Ou seja, é mais barato usar entre as zonas 1 e 2, do que ir da zona 1 até a 6 e assim por diante.

 

Horários de Pico

Peak and off pick, são os horários de pico e fora de pico.

Peak – horários de pico – de segunda a sexta, das 6:30h às 9:30 e das 16h às 19h

Off Peak – fora de pico – todos os outros dias e horários, incluindo feriados nacionais.

 

Cap / Teto

O cap ou teto é o limite máximo que você paga em um dia ou uma semana. Quando você atinge este limite, teto, você pode continuar usando seu Oyster Card, mas nada mais será debitado.

Os caps também possuem uma diferença para peak e off-peak, dependendo de quando você começou a usar seu cartão.

O cap diário é calculado baseado no valor gasto usando o pay as you go das 4:30h da manhã até às 4:29 da manhã do dia seguinte.

Já o cap semanal é calculado baseado no valor gasto de segunda a domingo.

O cap diário entre as zonas 1 e 2 é de £7, ou seja, em um mesmo dia o máximo que você gastará em seu Oyster é £7 independente do número de vezes que viajar entre estas zonas. E o cap semanal entre estas mesmas zonas é de £35,10.

Para conferir as tarifas tetos entre todas as zonas, clique aqui.

 

 

Tarifas Avulsas

Todos os valores acima são baseados usando o Oyster Card ou o Visitor Oyster Card.

As tarifas avulsas são as mais caras e devem ser evitadas. Para se ter uma ideia entre as zonas 1 e 2, comprando a tarifa avulsa você pagará £4,90. E entre as zonas 1 e 6, £6.

A diferença é bem grande, portanto, como disse logo no começo Oyster Card e Visitor Oyster Card é a forma mais barata para utilizar o transporte público em Londres.

 

Ônibus

Os ônibus possuem um valor fixo independente das zonas percorridas. O valor é de £1,50 por trecho em qualquer dia e horário, com um cap diário de £4,50.

Atenção, não são vendidas passagens dentro dos ônibus, apenas o Oyster ou Visitor Oyster Card são aceitos.

 

*Clique aqui, para conferir todas as tarifas atualizadas do transporte público de Londres.

CRIANÇAS

Crianças menores de 11 anos não pagam por transporte público em Londres, em qualquer local que o sistema pay as you go é aceito.

A criança precisa estar acompanhada por um adulto pagante (com um Oyster ou Visitor Card) e é aceito até 4 crianças por adulto.