Quem já foi para Londres em novembro – ou se você vai nesta época do ano, preste atenção – deve ter reparado num tal broche de flor vermelha que os ingleses usam em suas roupas.
Tem gente na rua vendendo, a família real usa, pessoas comuns usam, pessoas na televisão usam… Mas afinal, o que é isso?
Este broche é uma papoula vermelha e seu nome é Remembrance Poppy Pin. Usado desde 1921, é uma homenagem aos militares que morreram em guerras.
Apesar de terem se tornado um símbolo britânico, a ideia original é da Legião Americana, em homenagem aos soldados que morreram na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). E mais tarde, foram adotadas pelos militares veteranos do império britânico.
Hoje, além do Reino Unido, Canadá, Australia e Nova Zelândia, também usam o pequeno broche.
A ORIGEM DA PAPOULA
A papoula vermelha acabou se tornando o símbolo desta homenagem, pois é a flor que cresce nos campos do norte da França e Bélgica, locais onde as batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial aconteceram.
Outro ponto, é que as papoulas são flores fortes, que podem crescer em qualquer lugar, mas ao mesmo tempo são super delicadas.
QUANDO USAR
Primeiro item a saber, é que dia 11 de novembro é comemorado o Remembrance Day no Reino Unido. Um dia marcado de homenagem àqueles que lutaram e deram suas vidas ao país.
A partir desta data, que é fixa, as regras para quando começar a usar o Poppy Pin, são um pouco controversas.
Alguns dizem que você deve usar a partir do dia 31 de outubro, já outros falam que na verdade o broche deve ser usado nos 11 dias que antecedem o Remembrance Day, ou seja, 1º de novembro.
[Eu sei é apenas 1 dias de diferença, mas isso é o suficiente para gerar debates entre os ingleses]
Enfim, mas no final das contas as pessoas acabam usando durante todo o mês de novembro.
COMO USAR
O broche deve ser colocado no peito, do lado esquerdo.
Este lado simboliza manter aqueles que morreram próximos ao coração e também é o lado onde as medalhas militares são usadas.
ONDE COMPRAR
É bem fácil encontrar. Durante todo o mês de novembro, você encontra as banquinhas com voluntários vendendo os broches em supermercados, lojas, ruas…
No Reino Unido, os broches são vendidos pela The Royal British Legion, uma instituição de caridade que promove ajuda financeira, política, social e emocional aos que serviram as forças armadas britânicas e seus familiares.
Portanto, o dinheiro arrecadado com a venda do Remembrance Poppy Pin é destinado a isso.
ALÉM DOS BROCHES
Além dos broches é comum encontrar diversas coroas de papoulas vermelhas em monumentos pela cidade. Até mesmo instalações de arte.
Uma das grandes atrações ocorreu em 2014, na Tower of London (link post). Chamada de Blood Swept Lands and Seas of Red, a instalação marcou os 100 anos de envolvimento do Reino Unido com a Primeira Guerra Mundial.
Criada pelos artistas Paul Cummins e Tom Piper, 888.246 papoulas de cerâmica foram colocadas na Tower of London (link post). Cada uma destas papoulas representava um military morto nas guerras.
Estas flores foram colocadas gradativamente entre julho e novembro daquele ano, terminando com um grande mar vermelho. Definitivamente, arrepiante!