Primeiro, esta história dos ingleses dirigirem na “contramão”, depende do ponto de vista. Para eles, nós dirigimos na contramão.
Portanto, a pergunta deveria ser: por que os ingleses dirigem pela esquerda?
Bom, a resposta para esta pergunta, vem da época medieval e tem tudo a ver com deixar a mão da espada livre.
Originalmente, todo mundo viajava pelo lado esquerdo nas estradas. Claro, os tempos eram outros. Estas viagens eram feitas à cavalo e os cavaleiros não sabiam quem iriam encontrar pela frente.
Como a maioria das pessoas são destras, eles viajavam pela esquerda e deixavam livre a mão direita, caso precisassem lutar.
Mesmo quando estavam simplesmente andando pelas ruas, os cavaleiros também se mantinham à esquerda, para proteger sua espada, quando cruzavam com outras pessoas pelo caminho.
Também existem resgistros que esta regra de viajar pelo lado esquerdo das estradas, já existia em 1300, quando o Papa Bonifácio VIII declarou que todos os peregrinos que viajavam à Roma deveriam manter-se do lado esquerdo, para manter a ordem.
E esta foi a forma que o mundo todo viajava até o final de 1700, ou seja, pelo lado esquerdo.
Então, a segunda pergunta deve ser: por que as pessoas pararam de utilizar o lado esquerdo para viajar?
Pois é, a coisa toda mudou em 1794, quando o imperador francês Napoleão Bonaparte, que era canhoto, mudou as regras.
Ele ordenou que os exércitos andassem pelo lado direito da estrada, assim ele poderia manter sua espada na mão esquerda.
Nesta mesma época, produtos começaram a ser transportados em grandes carroças puxadas por vários cavalos.
Nestas carroças não existia um lugar para o “motorista”, este se sentava no cavalo do lado esquerdo e mantinha sua mão direita livre, para controlar o restante dos animais.
Como ele estava sentando do lado esquerdo, ele se mantinha do lado direito da estrada para facilitar a visão.
Então, quando Napoleão consquistou boa parte da Europa, ele juntou tudo e manteve a regra de dirigir pela direita.
Anos depois, quando Henry Ford apresentou seu primeiro veículo em 1908, a direção estava do lado esquerdo. O que significa que os motoristas teriam que dirigir pelo lado direito.
O domínio da indústria automobilística americana, fez com que o modelo napoleônico se torna-se um padrão mundial, já que muitos países não tinham produção interna e precisavam importar os carros dos EUA.
Hoje, além do Reino Unido, Irlanda, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Malta e algumas ilhas caribenhas também dirigem pelo lado esquerdo.
O último país da Europa a adotar o lado direito foi a Suécia, em 1967.
No caso do Reino Unido, é bem complicado mudar as regras nesta altura do campeonato.
Custaria muito dinheiro mudar a sinalização, reeducar os motoristas… E, na minha opinião, se eles não se curvaram à Napoleão anos trás, não é agora que vão fazer, né?
Então minha gente, prestem atenção nas ruas. Ok, elas são super bem sinalizadas e sempre mostram o lado que você precisa olhar, mas não custa nada redobrar a atenção.