Ao lermos sobre alguma construção em Londres ou pela Inglaterra, é muito comum nos depararmos com “building listed Grade I” – prédio listado como Grau I, em tradução literal. Mas o que é isso?
Os prédios listados são como as construções protegidas ou tombadas no Brasil.
Estas construções listadas possuem um interesse histórico considerado de uma importância nacional, ou possuem uma arquitetura especial, portanto que valem ser protegidos.
A ideia de proteção, surgiu em 1882, quando as primeiras regras de proteção patrimonial foram estabelecidas, para proteger 50 monumentos históricos.
Por incrível que pareça, o número exato de construções protegidas é desconhecido. Mas é estimado que existam algo em torno de 500 mil por todo o Reino Unido.
Estes prédios são adicionados a National Heritage List for England – Herança Nacional da Inglaterra, em tradução literal – e são divididos em graus de importância, conforme explicações abaixo.
GRADE I
São construções de extrema importância. Apenas 2,5% das construções listadas pertencem a este grau.
Como exemplo de construções Grade I em Londres, temos a St Paul’s Cathedral, o The Monument e o Bank of England.
GRADE II*
São construções importantes e possuem um interesse histórico especial. Apenas 5,8% das construções listadas estão nesta categoria.
Em Londres, exemplos deste grau que podem ser visitados são o Leadenhall Market e o Barbican Centre.
GRADE II
92% das construções listadas estão nesta categoria. Praticamente, todos os prédios construídos antes de 1700 e que sobreviveram ao passar do ano em boas condições, são considerados Grade II.
Londres está repleta de construção nesta categoria, porém a maioria são casas particulares como as casas da rua Holland Park, próximas ao parque.
Para conferir todos os prédios protegidos da Inglaterra, clique aqui. Neste site também é possível descobrir algumas particularidades sobre as construções.
O site da National Heritage também oferece um mapa com todas as construções listada em Londres e na Inglaterra.