Nascida em 21 de abril de 1926 – 92 anos de idade – a rainha Elizabeth II assumiu o troco britânico após a morte de seu pai em 1953, com apenas 27 anos de idade.
Hoje, após 65 anos de reinado, ela é a monarca mais longeva do Reino Unido e conquistou a simpatia de um grande público.
Após tantos anos de vida, o assunto “E quando a rainha morrer?” está pairando pelo ar. Mas os planos para o dia que sua morte chegar, estão sendo preparados há anos, desde 1960.
Chamado de London Bridge is Down – A Ponte de Londres caiu, em tradução literal – o plano é composto por diversos protocolos e cerimônias que deverão ser realizados após a morte da rainha.
Afinal, a morte de um monarca nunca é um evento banal e a da rainha Elizabeth II será um dos maiores eventos do Reino Unido dos últimos 70 anos.
Da hora exata da morte, até o funeral, muita coisa acontecerá. Vejam aqui o que se sabe até agora.
MORTE & ANÚNCIO DA MORTE
Assim que morrer, o corpo da rainha será levado ao Palácio de Buckingham, caso a morte tenha acontecido em outro local.
Existem vários planos sobre este transporte do corpo, dependendo de onde a rainha estará na data de sua morte.
O primeiro a receber a notícia será o Primeiro Ministro, que então informará os 15 países e 36 nações que fazem parte do Commonwealth, onde a rainha é a chefe de estado.
E assim como aconteceu em outras mortes de monarcas, a BBC será informada sobre o caso antes de qualquer outra emissora.
HORAS APÓS A MORTE
O príncipe Charles será automaticamente proclamado rei e deverá se dirigir a nação no mesmo dia da morte da rainha.
O Parlamento Britânico fará uma reunião jurando lealdade ao novo rei. As bandeiras serão hasteadas a maio mastro e 12 dias de luto seguirão pelo país.
Os preparos para o funeral terão início.
Assim como ocorreu na morte do rei George VI, em 1952, é provável que a BBC pare de exibir qualquer tipo de comédia até os dias após o funeral de estado.
HOMENAGEM DO PÚBLICO
O corpo da rainha será levado até Westminster Hall, para, segundo o protocolo, lie in state, o que significa que o caixão com o corpo será apresentado ao público para que as pessoas possam prestar suas últimas homenagens a rainha.
Haverá uma pequena cerimônia na chegada do caixão e este ficará o tempo todo sob a vigília dos guardas.
É durante este período que também ocorre a Vigília dos Príncipes, quando apara aliviar o trabalho dos guardas oficiais, os príncipes ocupam seus lugares na proteção do corpo.
Quando a rainha mãe faleceu, 200 mil pessoas foram se despedir da monarca. No caso da rainha Elizabeth, é esperado que mais de 500 mil pessoas prestarão suas últimas homenagens.
Na foto acima é possível ver o príncipe Charles fazendo a vigília do caixão durante a cerimônia realizada na morte de sua avó, a Rainha Mãe.
FUNERAL
O funeral de estado propriamente dito acontecerá entre o 9º/10º dia após a morte da rainha.
O funeral será realizado na Abadia de Westminster e será comandado pelo Arcebispo da Cantuária.
Exatamente ås 11h o caixão entrará na Abadia e o país inteiro ficará em silêncio. As estações de trem interromperão seus anúncios e os motoristas de ônibus deverão estacionar seus veículos e sairão deles em sinal de respeito.
Chefes de estado do mundo inteiro deverão estar presentes na cerimônia.
Neste dia, a Bolsa de Valores de Londres será fechada, assim como todos os bancos ingleses.
Também é provável que a maioria dos trabalhadores sejam dispensados do trabalho durante todo o dia.
E durante todo o dia, o famoso Big Ben tocará as horas com notas abafadas, ao invés do seu tradicional Mi maior.
ENTERRO
Após o funeral, o corpo seguirá para a capela de St. George, no Castelo de Windsor.
Lá ocorrerá uma cerimônia particular para família e Charles será o primeiro a jogar um punhado de terra sob o caixão da mãe.
Então, a rainha será enterrada no local ao lado de seu pai, o rei George VI e de sua mãe.
O PRÓXIMO REI
Apesar de ser proclamado rei exatamente após a morte de sua mãe, a coroação de Charles só ocorrerá meses após o funeral da rainha.
Caso queira, Charles poderá mudar seu nome quando virar rei, mas o mais provável é que ele mantenha seu primeiro nome e fique conhecido como rei Charles III.
A Duquesa da Cornualha, Camilla, se tornará a rainha consorte Camilla.
Apesar de várias especulações, não há hipótese alguma para o novo monarca “pular uma geração” e o rei se tornar o príncipe William. Porém, é provável, que ele assuma a posição de seu pai e vire o príncipe de Gales.
MUDANÇAS NO DIA A DIA
O dia do funeral da rainha e da coroação do próximo rei, se tornarão feriados nacionais.
Itens como cédulas de dinheiro, selos e caixas de correio serão mudados pela imagem do novo rei.
Estas mudanças devem ocorrer de forma gradual ao longo dos anos.
MAS E AÍ?
Muito se especula se a morte da rainha Elizabeth II marcará o fim de uma era.
Ao longo de todos esses anos, ela conquistou a população e é adora por uma grande maioria. Coisa que não acontece com Charles.
Para muitos, a morte da rainha será o fim da monarquia britânica. Mas isso só o tempo nos dirá.