Shakespeare's Globe Theatre

Os apaixonados por teatro não podem perder este local, que é uma prova de amor ao maior dramaturgo inglês e um dos melhores do mundo, William Shakespeare.

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o teatro Globe de hoje, é uma réplica do original e está localizado apenas a alguns metros de distância do antigo teatro.

Mas isso não diminui em nada a beleza e importância do local.

Shakespeare's Globe Theatre

Para entender um pouco sobre o The Globe hoje, é preciso contextualizar a situação histórica.

Durante os primeiros anos do reinado da rainha Elizabeth, as companhias de teatro inglesas usavam hospedarias, jardins e casas para suas performances.

Foi apenas em 1576, que o então ator-produtor James Burbage construiu o Theatre in Shoreditch, um espaço com a única finalidade de exibir performances teatrais.

Shakespeare se juntou a companhia teatral de James Burbage em 1580.

Shakespeare's Globe Theatre

Infelizmente, o local onde o então teatro foi montado teve problemas sobre a propriedade do terreno. Depois de anos de disputa e negociações, a companhia resolveu montar seu teatro em outro local.

Em 1597, o fundador James Burbage morreu. Para ajudar na construção da nova sede do teatro, agora com o nome Globe, seus filhos ofereceram sociedade a 4 membros da companhia, Shakespeare era um deles.

Em apenas dois anos no novo endereço, o teatro já contava com diversas peças e apresentações, muitas delas escritas por Shakespeare.

Shakespeare's Globe Theatre

Em 1613, durante a performance de Henrique VIII, o teatro pegou fogo. Em menos de duas horas, tudo estava destruído e as pessoas só tiveram tempo de se salvar.

Apesar de ter sido reconstruído rapidamente, indícios mostram que Shakespeare nunca escreveu para esta segunda fase da companhia, tendo apenas atuado em algumas produções.

Em 1642, durante a Administração Puritana Inglesa, todos os teatros foram fechados. Sem uso, o Globe foi destruído.

Shakespeare's Globe Theatre

Então, quando o ator americano Sam Wanamaker visitou a capital da Inglaterra pela primeira vez, em 1949, ele teve a ideia de reconstruir o The Globe.

Apesar deste processo de construção ter sido o mais cuidadoso possível, ninguém sabe ao certo como o The Globe original era.

Algumas pinturas da época e cartas, escritas por estrangeiros que visitavam Londres, nos dão uma ideia de como poderia ter sido.

Hoje, o The Globe é um teatro em funcionamento, onde você pode assistir apresentações teatrais.

O espaço também abriga exposições sobre William Shakespeare e promove tours que explicam sobre o local e o teatro da época.

SUPER DICA

Com o London Pass você tem sua entrada no Shakespeare’s Globe There garantida e em mais 80 atrações pela cidade.

Clique aqui para saber mais.

POR PERTO

Para continuar no clima de arte, o museu Tate Modern, está ao lado do teatro.

Mas se a questão é o que comer, o Borough Market com suas diversas opções deliciosas, está apenas a 10 minutos caminhando.

INFORMAÇÕES

21 New Globe Walk | Bankside | London | SE1 9DT

+44 (0) 20 7902 1500

diariamente, das 9h às 17h

£ 17,00 (adultos) | £ 10,00 (crianças de 5 a 15 anos)

Clique aqui para comprar seu ingresso.

Blackfriars, Mansion House, London Bridge, Southwark e St Paul's

MAIS DICAS