Atualizado – 07/09/2018

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Provavelmente, a sidra é a bebida mais injustamente incompreendida do mundo.

Relegada como bebida barata e ruim, em outras épocas já foi rival dos melhores vinhos franceses e era a bebida da aristocracia inglesa.

Portanto, já aviso logo de cara se você possui preconceito com esta bebida, vale a pena mudar seu pensamento enquanto estiver em Londres.

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Para quem não sabe, a sidra é uma bebida alcoólica fermentada feita do suco da maçã.

Como a Inglaterra possui uma das melhores plantações de maçãs do mundo, consequentemente produz sidras de excelente qualidade, o que transformou a bebida na queridinha do verão inglês e super fácil de ser encontrada por todo o país.

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Talvez o grande problema desta fama ruim das sidras, se deva a produção em larga escala, onde apenas 35% é de suco de maçã. O resto é água, açúcar e colorantes artificiais.

A sidra tradicional e de boa qualidade, é feita 100% de suco de maçã fermentado e isto traz um sabor tão interessante e complexo quanto o vinho.

A diferença, é que no caso da sidra, não é utilizado um único tipo de maçã, como por exemplo no vinho, onde, normalmente, é utilizado apenas um tipo de uva.

Na sidra, quanto mais você conseguir misturar os tipos de maçãs e fazer este balanço de sabor, maiores são as chances de sucesso e personalidade para bebida.

E para vocês terem uma ideia, só a Inglaterra possui mais de 4 mil tipos desta fruta. Ou seja, tem sidra boa por aqui sim.

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Os primeiros registros da bebida pelo país datam da época que os romanos invadiram a Inglaterra e encontraram os locais fermentando suco de maçã e fazendo bebidas alcoólicas.

Assim como a cerveja, a sidra rapidamente se tornou uma alternativa segura para beber, já que a maior parte da água não era potável.

A produção da sidra moderna, não mudou muito desde sua criação e hoje as principais regiões produtoras de sidra da Europa são: Inglaterra, França e Espanha.

Na Inglaterra, a bebida é produzida por todo país, porém a região de Somerset é considerada a melhor produtora.

A sidra está para Somerset, como a cerveja está para Bélgica e o vinho para França.

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Nesta região você pode encontrar diversas fazendas de sidras que podem ser visitadas e, claro, você pode comprar os produtos.

Quem estiver procurando um passeio do tipo pode visitar as seguintes fazendas: Wilkins, que produz a bebida há mais de 1000 anos; a Sheppy’s, que há 200 anos pertence a mesma família; ou a Hecks Cider, que também oferece passeios e sidras de ótima qualidade.

Tudo o que você precisa saber sobre as cidras inglesas | Londonices: Dicas de Londres

Para quem não achou o nome da região estranho, esta é a mesma região onde acontece o famoso festival de música Glastonbury e, claro, a sidra é a bebida carimbada do festival.

Mas voltando às explicações.

Assim como o vinho, vários fatores interferem na sidra, que pode ser dividida em normal, espumante, seca ou doce. Porém esta classificação na sidra é um pouco mais complicada.

Quando você bebe uma cerveja pilsen, por exemplo, você sabe, mais ou menos, o que esperar.

Mas no caso da sidra, esta classificação pode ser bem arbitrária, pois o sabor não é tão matemático e o que é doce para um, pode ser seco para o outro.

A melhor dica para quem quer entrar no mundo das sidras, é experimentar diversas variedades da bebida e encontrar uma classificação que funcione para você.

Por Londres, você pode começar esta jornada pelos pubs e restaurantes da cidade.

E por último, mas não menos importante, as sidras são ótimos souvenirs para serem levados como lembrança da viagem.

 

OBS: originalmente, este post foi escrito usando a palavra cidra, o que está errado em relação a bebida, que é escrita com S, ou seja, sidra. 

Cidra, é o fruto que vem da cidreira. Já a bebida feita do suco de maçã fermentada é sidra. 

Post corrigido e desculpem o erro cometido.

MAIS DICAS PARA BRINDAR EM LONDRES