Normalmente, ofuscado pelo “irmão” mais novo e mais famoso, o Tate Modern, o Tate Britain é um museu que tem que estar na sua lista de lugares a visitar em Londres sim.
Totalmente dedicado aos artistas britânicos, sua coleção permanente abriga a maior coleção de arte britânica que data de 1500 até os dias de hoje.
Aqui, obras de Gainsborough, Hogarth, Milais, Whistler… E muitos outros fascinam os visitantes.
Inaugurado em 21 de julho de 1897, pelo magnata Sir Henry Tate, o Tate Britain faz parte das galerias Tate que engloba 4 museus no total: Tate Britain, Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St Ives.
O Tate Britain é o museu mais antigo do grupo e um dos maiores do país.
Na época de sua inauguração foi batizado como National Gallery of British Art, nome pelo qual foi conhecido de 1897 até 1932, quando foi rebatizado de Tate Gallery. Seu nome final, Tate Britain, foi mudado pela Terceira vez em 2000, quando Londres recebeu seu “irmão” mais novo Tate Modern.
Acho que agora, finalmente, conseguiram acertar num nome para o museu. Pelo menos seu local, nunca mudou.
Instalado desde o início em um prédio Grade II* às margens do Rio Tâmisa, sua coleção sempre se manteve fiel aos artistas britânicos, que além das obras clássicas, também abriga trabalhos de artistas contemporâneos como Francis Bacon, Lucian Freud e Damien Hirst.
As obras do museu são dispostas em ordem cronológica, em salas dedicadas a determinada época. Clicando aqui, você pode escolher uma sala e saber um pouco mais sobre o que é mostrado nela.
Apesar de cada sala ser uma surpresa, sem dúvida alguma, as duas joias do Tate Britain são as salas dedicadas ao pintor JMW Turner e ao escultor Henry Moore, dois dos mais influentes artistas britânicos.
É o Tate Britain que abriga a maior coleção de Turner do mundo. O legado do artista no museu, consiste em mais de 300 quadros a óleo e milhares de sketches e aquarelas.
Se você nã tiver tempo de curtir o museu todo, vá pelo menos às salas do Turner.
Já sobre Henry Moore, o museu dedica duas salas ao escultor que contam com 30 obras do escultor feitas entre 1921 e 1984.
Fato curioso: Henry Moore foi curador do tate Britain entre 1940 e 1950.
Ah! E preste bem atenção no trabalho do artista, pois você também pode encontrar suas esculturas por diversos locais de Londres.
POR PERTO
Aproveite para caminhar pelas margens do rio Tâmisa. É sempre revigorante e lindo.
Se estiver no clima de caminhar, você pode incluir o Buckingham Palace ou o Covent Garden no passeio. As duas atrações estão há 30 minutos a pé do Tate Britain.
INFORMAÇÕES
Millbank| London | SW1P 4RG
+44 (0) 20 7887 8888
diariamente, das 10h às 18h
gratuito (coleção permanente) | para algumas exposições temporárias, ingresso pode ser necessário
Pilmlico e Vauxhall (linha Victoria - as duas estações)