The Monument of the Great Fire | Londonices: Dicas de Londres

O The Monument of the Great Fire (O Monumento ao Grande Incêndio, em tradução livre), foi construído para lembrar o grande incêndio que acometeu Londres e celebrar a reconstrução da cidade após a destruição causada pelo fogo.

Inaugurado em 1677, o Monumento, uma grande coluna em estilo grego, foi projetado pelo arquiteto Sir Christopher Wren – mesmo arquiteto comandou a renovação de Hampton Court Palace, a pedido do rei William III e da rainha Mary II – e levou 6 anos para ficar pronto.

The Monument | Londonices - Dicas de Londres

Este grande incêndio começou em 2 de setembro de 1666, na padaria que pertencia ao padeiro do rei, Thomas Farriner, localizada na rua Pudding Lane, a poucos metros de onde o monumento está hoje.

Os fornos da padaria não foram apagados corretamente e o calor começou a criar faíscas que queimaram a casa de madeira do padeiro.

Como naquela época a maioria das construções eram feitas de madeira e juntamente com o verão seco daquele ano o fogo se alastrou rapidamente pela cidade.

O incêndio durou quarto dias e 86% da cidade foi destruída.

Apesar de mais de 130.000 pessoas terem ficado sem casa, felizmente, houve poucas vítimas fatais deste incêndio.

Foram os próprios londrinos, juntamente com os soldados, que munidos de baldes de água, mangueiras e um plano de ação, conseguiram apagar o fogo.

The Monument | Londonices - Dicas de Londres

Apesar da tarefa de reconstruir Londres ter começado logo após o incêndio, levou mais de 50 anos para reconstruir as áreas atingidas da cidade.

Seis pessoas, incluindo o arquiteto Sir Christopher Wren, foram o comitê responsável por reerguer Londres. E o Parlamento Inglês estabeleceu novas regras de construção, implementando ruas mais largas e casas feitas de tijolos e pedras, ao invés de madeira.

Wren apresentou um plano ambicioso, o que fez com que grande parte dele fosse rejeitado, mas mesmo assim ele conseguiu projetar 51 novas igrejas para a cidade – incluindo a St Paul’s Cathedral – e o Monumento, claro.

The Monument | Londonices - Dicas de Londres

Durante muito tempo, em Londres, foi possível ver o contraste das construções de madeira com as de tijolos. Constraste que levou gerações para apagar.

Alguns poucos prédios desta anteriores ao Grande Incêndio ainda existem na cidade, como parte do Guildhall.

The Monument | Londonices - Dicas de Londres

O Grande Incêndio criou uma oportunidade para reconstruir Londres e plantou a semente para as mudanças que podemos ver hoje em dia.

The Monument | Londonices - Dicas de Londres

Ah! Os visitantes que se arriscarem em subir os 311 degraus até o topo, serão agraciados com uma bela vista da cidade e um certificado por sua forma atlética. É, tem que subir a pé mesmo.

SUPER DICA

Quem tem o London Pass tem entrada de graça no The Monument.

POR PERTO

Leadenhall Market | Londonices: Dicas de Londres

Não deixe de visitar o Leadenhall Market, que está ali pertinho e é um dos mercados mais antigos e lindos de Londres.

A Tower of London está a uma pequena caminhada e é uma das atrações mais populares da cidade. A Torre de Londres já serviu de palácio e até mesmo como uma terrível prisão. Hoje, é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A Tower Bridge, um símbolo de Londres e uma das pontes mais bonitas da cidade, também está por ali.

INFORMAÇÕES

Monument Street | London | EC3R 8AH

+44 (0) 20 7403 3761

durante o verão (abril a setembro) - diariamente, das 9:30h às 18h

durante o inverno (outubro a março) - diariamente, das 9:30h às 17:30h

£ 5,00 (adultos) | £ 2,50 (crianças, de 5 a 15 anos)

Monument (linhas Circle & District) e Bank (linha Central)

COMPRE AQUI SEU INGRESSO