Validade do passaporte para visitar a Europa | Londonices: Dicas & Experiências em Londres

A validade do passaporte pode nos dar mais de cabeça dependendo do destino da viagem.

Isto porque cada país determina a validade minima necessária do passaporte brasileiro para que o cidadão ingresse em seu território. E este “pequeno” detalhe tem deixado muito brasileiro no aeroporto impedido de embarcar.

Em outras palavras, a data que seu passaporte expira, está escrita no próprio documento. Porém, muitos países exigem uma validade de 3 ou 6 meses antes da expiração do passaporte.

Atenção, esta validade é contada a partir da sua volta, ou seja, se você vai para França dia 1 de janeiro e volta dia 15 de janeiro, o mínimo que seu passaporte precisará estar válido é até 15 de abril (3 meses).

Este prazo de validade extra que alguns países pedem, é para caso o turista tenha algum problema e precise adiar seu retorno ao país de origem. Desta forma, ele permanece legal durante toda sua estada.

Validade do passaporte para visitar a Europa | Londonices: Dicas & Experiências em Londres
VALIDADE DO PASSAPORTE PARA VISITAR O REINO UNIDO

O Reino Unido não exige validade extra.

De acordo com o site do governo britânico, seu passaporte deve estar válido durante todo o período de permanência no país.

Na teoria, se você voltar ao Brasil um dia antes do seu passaporte vencer, não teria problema algum.

Mas na prática, pode ter algum empecilho sim, ainda mais se for visitar outros países da Europa.


Tudo sobre o Tratado de Schengen | Londonices: Dicas de Londres
RESTANTE DA EUROPA

Os países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem que o passaporte tenha uma validade de, no mínimo, 3 meses, a contar a partir da data de sua saída da Europa.

Alguns dos países que fazem parte do Tratado de Schengen são: França, Portugal, Alemanha, Espanha… Para conferir a lista completa, clique aqui.


RESTANTE DOS DOCUMENTOS

Lembrando que turistas brasileiros que visitam o Reino Unido por até 6 meses, não precisam solicitor o visto previamente.

Para conferir a lista completa de documentos, clique aqui.