A Abadia de Westminster – igreja do colegiado de São Pedro em Westminster – é considerada a igreja mais importante de Londres.
A abadia é o local tradicional de coroação e sepultamento dos monarcas ingleses desde 1066.
A igreja também abriga outros grandes eventos, como o casamento de príncipe William com Kate Middlenton e funeral da princesa Diana. E em sua cripta, estão enterrados 17 reis, bem como duques, duquesas e celebridades como Darwin e Charles Dickens.
Mais de 1 milhão de pessoas visitam a Abadia de Westminster anualmente. Um passeio ali vale a pena tanto pela história do local, bem como pela história da monarquia britânica, já que a realeza possui laços bem estreitos com a abadia.
HISTÓRIA
Fundada oficialmente em 960 DC por monges beneditinos, a igreja passou por diversas modificações. Porém, uma igreja, propriamente dita, foi construída entre 1045 – 1050, pelo rei Eduardo.
Guilherme, o Conquistador, foi o primeiro rei a ser coroado ali em 1066 e desde então, a abadia serve de palco para a coroação dos monarcas do Reino Unido.
A construção da igreja atual começou em 1245 e é um dos primeiros prédios góticos da Inglaterra. Juntamente com o Parlamento Inglês, a igreja de St Margareth’s, a Abadia de Westminster é considerada um Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO.
VISITA
Vários tours diários ocorrem pela Abadia, mas por ser uma igreja em funcionamento, as pessoas devem sempre checar os horários antes de visitá-la, já que pode ocorrer o fechamento para o público de uma hora para outra.
Os tours podem ser feitos com audio guides, tem versão em português, e duram em torno de 1 hora.
A Abadia de Westminster guarda alguns dos melhores exemplos da arquitetura medieval londrina. Alguns pontos para observar em sua visita:
1. Lady Chapel – uma das capelas da abadia, conserva o teto e o conjunto de cadeiras do coro desde 1512.
2. Poet’s Corner – abriga as tumbas dos gênios da literatura como Charles Dickens
3. Trono – em homenagem ao rei Eduardo, este trono foi colocado ali em 1308 e desde então é o trono da coroação
4. Collage Garden – com mais de 900 anos, é o jardim mais antigo da Inglaterra
CURIOSIDADE
A sala capitular – sala com estrutura octagonal – ainda conserva o chão de mosaico e as paredes cobertas com cenas do ultimo julgamento, do século 13.
Na entrada coberta, você encontra o que dizem ser a porta mais antiga do Reino Unido, acreditam que esta porta data de 1050.
SUPER DICA
Quer visitar de graça? Vá a missa.
Os serviços religiosos são abertos ao público e de graça. Segundas, terças, quintas, sextas e sábados, as missas ocorrem às 17h. E aos domingos, às 15h.
Nestes horários as missas contam com o coral da abadia cantando Evensong – canção da tarde, em tradução livre – e é lindo.
POR PERTO
Por ali você encontra o Big Ben, Buckingham Palace, St James’s Park e London Eye.
INFORMAÇÕES
Westminster Abbey | London | SW1P 3PA
+44 (0) 20 7222 5152
segunda, terça, quinta e sexta, das 9:30h às 15:30h
quarta, das 9:30h às 18h
sábado (setembro a abril), das 9:30h às 13:30h
sábado (maio a agosto), das 9:30h às 15:30h
A Abadia de Westminster é fechada aos domingos para tours.
*Por ser uma igreja em funcionamento, sempre conferir o horário no site deles antes de sua visita.
Westminster (Jubilee e Circle & District lines)